Mitos e Curiosidade


Seu cachorro fica grisalho pelos mesmos motivos que você.

Ter feito hora extra, buzinado no trânsito, xingado os vizinhos que ouviam música alta e se

revirado na cama pensando nos problemas do dia seguinte são sim alguns dos motivos pelos quais você está grisalho hoje ou pode ficar em breve. A perda da coloração dos fios acontece pela diminuição da melanina, o pigmento que dá cor para o cabelo, a pele e os olhos. E além da genética, nosso estilo de vida pode dar um bom empurrãozinho rumo à cabeleira branca.
A novidade é que o seu cachorro pode branquear os pelos pelas mesmas razões. Ok, seu cãozinho não trabalha nem tem uma lista de tarefas que o deixe insone, mas nem por isso ele deixa sentir estresse e ansiedade – e, de acordo com um novo estudo, essa é a fórmula perfeita para eles também ficarem grisalhos.
A pesquisa feita com mais de 400 cachorros do estado do Colorado, nos Estados Unidos, e publicada no periódico Applied Animal Behaviour Science, comprovou a suspeita dos cientistas de que os cães não ganham pelos brancos na cabeça e ao redor do focinho apenas pela idade avançada, mas também por estresse.
Os pesquisadores envolvidos no estudo visitaram clínicas veterinárias, os lares desses cachorros e pediram para que os donos respondessem um questionário sobre o estilo de vida, a saúde e o comportamento de seus melhores amigos. Para medir o nível de impulsividade, estresse e ansiedade dos cães, os cientistas perguntaram se eles destruíam coisas quando ficavam sozinhos em casa, se ficavam agitados quando estavam em grupo e se pulavam nas pessoas.
Eles também tiraram fotos no estilo das fotografias feitas em cadeia (em inglês, mug shot) dos 400 cães para criarem uma escala de gradação das cores das pelagens – os cãezinhos com pelo mais claro foram excluídos da sessão de fotos, por ser mais difícil mensurar o quão grisalhos eles estão.
A partir disso, os pesquisadores perceberam que os cachorros que mostram indícios de
impulsividade e ansiedade tinham mais pelos brancos que aqueles mais calminhos. Cães com maior sensibilidade à ruídos altos e que demonstraram mais medo frente à animais desconhecidos também eram mais grisalhos.
O professor Thomas Smith, da Universidade do Norte de Illinois, conta que, se previamente essa era uma das hipóteses, quando ele e seus colegas analisaram os dados, o resultado foi gritante: estresse, irritabilidade e ansiedade são fatores determinantes para que os animais branqueiem os pelos. Ele também ressalta que o aparecimento de fios brancos nada tem a ver com o tamanho do cão, se ele foi castrado ou se teve algum problema de saúde.
   
Fonte MSN


Compartilhe com seus amigos essa e muitas outras informações.

Cão Leotta

Carinho, respeito e amor aos animais.



Hamster engoliu ímã e ficou preso em gaiola igual ao Homem-Aranha


Parece mentira mas isso aconteceu sim  


Uma história inusitada e, até mesmo engraçada, aconteceu na Grã-Bretanha. Um
hamster engoliu um imã e acabou preso nas grades de sua gaiola de metal.
O caso aconteceu na cidade de Northamptonshire, na casa da família Meech. A britânica Kate Meech foi quem percebeu o imprevisto.
O hamster chamado Smurf foi encontrado "suspenso" no ar, dentro da gaiola. A dona do bichinho notou um objeto circular no corpo do roedor e percebeu que se tratava de um imã.

"Tínhamos passado o dia fora e, ao voltar, vimos o hamster no ar, preso às grades. Foi medonho, na verdade. Não conseguíamos entender o que estava acontecendo com Smurf. E daí vi o contorno de algo em seu corpo, que era o ímã do boneco do Homem-Aranha do meu filho", disse Meech.

A família tirou Smurf da gaoila e o levou ao veterinário. O bichinho acabou expelindo o imã em alguns dias e ficou bem!

"Guardamos em uma caixa especial, para que as crianças possam se lembrar e contar a história quando forem maiores", afirmou Meech.

Os mitos e verdades sobre os gatos


Algumas pessoas tem verdadeira rejeição por adotar/ter um gato, por causa do misticismo envolvendo os mesmos. Por exemplo, há pessoas que não cruzam com gato preto, outros acreditam que eles são a "porta do outro mundo", entre outros absurdos que giram em torno destes seres tão especiais. Para acabar com este pré-conceito que gira em torno deles, o Cãoleotta entrevistou Fabiana Panachão, jornalista e apresentadora da Rede Record, que é uma amante de gatos em geral, têm três gatos adotados (Jack, Chanel e Olívia), e junto a ela desvendamos os mitos e as verdades sobre este universo a ser tão explorado. Acompanhe esta entrevista:


Muitas pessoas, não adotam gatos por eles não serão tão apegados como os cães. Como é uma relação de um dono de gatos?

R: Antes de tudo, a afirmação acima não corresponde à realidade. A verdade é que o gato tem uma personalidade mais livre do que o cachorro, o que faz muita gente achar que ele é distante, pouco carinhoso ou avesso ao contato humano. Posso dizer por experiência própria que meus gatos são extremamente carinhosos, companheiros, adoram brincar e interagir comigo e com quem aparece no território deles. Eu entendo os sinais que eles emitem, os miados, assim como eles entendem o nome deles quando eu chamo e alguns comandos também, como a palavra NÃO (eles sabem bem o que significa) e a código que uso para as brincadeiras.

Gatos só atacam quando acham que estão em perigo?

R: Existem gatos mais bravos, chamados de ferais, que podem atacar em caso de ameaça. Mas é muito difícil um gato sair de onde ele está para atacar alguém.

Se você trabalha fora o dia todo e quer um bichinho para lhe fazer companhia, o gato é a melhor opção?

R: Gatos são animais que dormem muito durante o dia, mas não necessariamente gostam de ficar sozinhos. Dos meus três gatos, dois não gostam de ficar sozinhos. Isso tem a ver com a personalidade do animal (gato ou cão). Geralmente, ter dois gatos é uma boa solução. Ao contrário do que a maioria pensa, não dá mais trabalho, eles se fazem companhia e estarão tranqüilos e felizes quando você chegar em casa.

Se adaptam a longos períodos sozinhos?

R: Não acredito nisso. Nenhum animal doméstico gosta de ficar um longo período sozinho, nem gatos nem cães. Em caso de ausência mais longa (como no caso de férias ou viagem de trabalho) pode-se colocar alguém para cuidar dos gatos dentro de casa mesmo, um parente que possa ficar com eles. Já existem bons hotéis para gatos e cães, o ideal é checar se o lugar oferece tratamento adequado e de preferência que não mantenha os animais em gaiolas.

São mais enjoados para comer?

R: Não. Comem ração específica para a raça ou a idade, sem nenhum contratempo.

É preciso controlar pulgas e vermes periodicamente?

R: Sim, é preciso. Se o animal tem acesso a rua (o que não é indicado nem para cães nem para gatos, mas infelizmente acontece!) o ideal é vermifugar a cada três meses. Se for totalmente doméstico, sem acesso a rua, de seis em seis meses. E levar ao veterinário ao menor sinal de desconforto ou mudança de personalidade.

Gatos castrados ficam mais carinhosos e caseiros?

R: Geralmente sim. A baixa hormonal mantém o gato, que naturalmente tem o instinto de "farrear a noite", mais calmo.

Dizem que a melhor alternativa é adotar dois gatinhos. Isso é procede? Por quê?

R: Sim, como eu disse mais acima, eles fazem companhia um pro outro, brincam juntos, dormem juntos. O trabalho extra é praticamente nenhum e eles ficam menos estressados e mais felizes. O legal é tentar procurar gatinhos com personalidades semelhantes, para facilitar o relacionamento inicial entre eles. A adaptação dura no máximo 10 dias.

Dizem que a melhor alternativa é adotar dois gatinhos. Isso é procede? Por quê?


R: Sim, como eu disse mais acima, eles fazem companhia um pro outro, brincam juntos, dormem juntos. O trabalho extra é praticamente nenhum e eles ficam menos estressados e mais felizes. O legal é tentar procurar gatinhos com personalidades semelhantes, para facilitar o relacionamento inicial entre eles. A adaptação dura no máximo 10 dias.

Gatos são animais muito higiênicos. Quais cuidados de higiene tem que ter com eles?

R: São mesmo, tomam banho de língua várias vezes ao dia. Meus gatos não têm acesso a rua, então o cuidado que eu tenho é de cortar as unhas e manter a casa limpa. O resto eles dão conta sozinhos.

Os gatos precisam tomar banho com que freqüência?

R: Veterinários não aconselham gatos a tomarem banho como os cachorros. Principalmente se ele não tem acesso a rua. Alguns gatos de raças mais exóticas, com pelos muito longos, precisam do cuidado do banho, mas os gatos sem raça definida - o popular vira latas - não precisa de banho. Até porque se você der banho no gato ele vai se lamber todo até sentir que tirou o cheiro do shampoo e que está com o cheiro natural. Isso faz com que ele engula mais pêlos, o que pode irritar o estomago.

Os gatos aprendem sozinhos a usar a caixinha de areia?

R: Curiosamente sim. Desde bebês, por instinto, sabem que tem que "enterrar" o xixi e as fezes. Raramente um gato faz as necessidades fora caixa. Isso pode acontecer no caso de alguma doença, em que ele não conseguiu segurar até a caixa de areia. Ou até de propósito para marcar indignação ou demarcar território.

O gato ronrona para pedir algo?

R: Não, ele ronrona quando recebe carinho ou se aproxima do dono, para mostrar satisfação/prazer com a companhia e os afagos. Quando querem pedir algo, meus gatos miam e indicam pela linguagem corporal o que desejam.

Os gatos vão deixar de afiar as unhas nos móveis?

R: O ideal é oferecer para o gato um arranhador, que se encontra facilmente em casas de produtos para pets. Eu forrei todos os meus estofados com um tecido liso e grosso, como um chamoix, que não é atrativo para os gatos. Eles gostam de tecidos como chenille, sarja. Se o seu sofá for de um tecido tramado, como esses que eu citei, é arriscado dizer que o gato não vai afiar a unha ali. O ideal nesse caso é manter as unhas do bichano aparadas e disponibilizar arranhadores verticais ao lado dos móveis.

Gatos adultos adotados são gratos? E fazem de tudo para agradar?

R: O grande diferencial do gato, pra mim, é que ele tem personalidade. Isso é o mais satisfatório. Ele não se submete como o cão, e tanto o adulto quanto o filhote tem sensibilidade para saber que você é o responsável por dar a ele água fresca, comida a vontade, e um lar seguro. Eles demonstram gratidão sim, e agradam ao dono também, mas tem o tempo deles. O erro de muita gente está em querer que o gato seja um cachorro. Ele é um gato, e age como tal.



Cãoleotta - Agradece a entrevista concedida pela apresentadora Fabiana Panachão, que nos mostrou o seu grande conhecimento sobre gatos, nos mostrou também a vida de um animal vale o meso que a vida de ser humano além de nos mostrar o seu exemplo de amor adotando seus três lindos gatinhos. 


Agora você pode curtir nossa pagina no facebook, clik no link abaixo e seja bem vindo
https://www.facebook.com/pages/C%C3%A3o-Leotta/121732664628451?ref=hl







A dura rotina de uma abelha operária


As abelhas operárias são disciplinadas, metódicas e ordeiras. Elas surgem de um ovo depositado pela abelha rainha em um dos tubos hexagonais que formam uma colméia, e a partir daí inicia-se a história de vida de uma pequenina, porém extraordinária operária.

· três dias depois nasce uma pequenina larva
· nos três dias seguintes a larva recebe como alimento a geléia real cresce e desenvolve-se

· nos outros cinco dias seguintes recebe mel e pólen também como alimento e continua o seu desenvolvimento
· no oitavo dia a larva já ocupa todo o espaço interno do tubo (seu crescimento se dá com várias trocas das mudas de pele) e começa a tecer um casulo no interior do qual a larva transforma-se em pupa (neste momento o tubo é fechado com uma tampa de cera) que em seguida se resolve em um inseto adulto.
· no 20º ou 21º dia da fase de pupa, esta transforma-se em uma nova abelha operária e sua primeira tarefa é limpar o tubo onde nasceu e se desenvolveu. A primeira função de uma abelha operária é a de manter a limpeza e dar a correta destinação final dos resíduos encontrados (restos de mudas de pele, de mel, de grãos de pólen e de cera) na colméia. Esta fase dura uns três dias
· no quinto dia de vida adulta, a abelha passa a secretar geléia real pela sua boca que é colocado nos tubos que contém larvas (se uma larva recebe esta geléia real por seis dias, ela transforma-se em rainha - esta tarefa é definida pela necessidade da comunidade ter uma nova rainha).
· as operárias adultas com nove dias de vida param de produzir a geléia real e assumem uma nova função - a de construtora da colméia. O mel que ingeriu até então é transformado em cera que é utilizada para formar os favos (conjuntos de tubos hexagonais). Uma secreção surge dentre as placas de seu abdome. Ela é retirada pelas patas anteriores e levada para a boca onde as mandíbulas a transforma em cera que é empregada na construção do favo.
· com dezesseis dias de vida as abelhas assumem nova função - a de receber em sua boca o néctar trazido por outras operárias e depositá-las nos tubos vazios. No interior destes tubos, dias depois, o material transforma-se em mel (favos de mel). O pólen trazidos por outras abelhas é armazenado separadamente em outros tubos compactados pela atividade das operárias.
· vinte dias de vida - a abelha operária passa a função de guarda da colméia. Fica a postos nos acessos da colméia, atenta a aproximação de outros insetos (formigas, cupins) e até animais como ursos. A comunicação do perigo é feita com a dispersão de um odor liberado por uma glândula localizada próximo do ferrão. A percepção deste sinal promove a saída de populações de operárias que vão atacar decididamente os intrusos.
· no vigésimo terceiro dia de vida a abelha assume a atividade mais trabalhosa - a de sair pelos campos para coletar néctar e polén. Mais, os elementos que identificam fontes de néctar e pólen comunicam às outras abelhas, por meio de movimentos (espécie de dança) a localização das referidas fontes. O odor preso à abelha informante comunica detalhes sobre o tipo de planta localizada. A operária desempenha cerca de 30 dias a atividade de coleta de materiais para abastecer a colméia.
· Depois de cerca de 50-55 dias de vida como abelha operária, sentindo aparecer a fraqueza e a velhice, o pequeno trabalhador afasta-se espontaneamente de sua comunidade para morrer sem promover a descontinuidade do trabalho de suas dedicadas colegas.





Agora você pode curtir nossa pagina no facebook, clik no link abaixo e seja bem vindo




A metamorfose da Borboleta

As borboletas desenvolvem-se por metamorfose, que se caracteriza por 4 fases: ovo, larva, crisálida e adulto. Trata-se de um processo através do qual um organismo conhecido como lagarta (ou larva), nascida de um ovo, surge como uma criatura completamente diferente do adulto. As larvas apenas existem para se alimentarem, acumulando reservas que permitirão ao adulto concentrar-se quase exclusivamente na reprodução. Para que se dê uma tão estranha transformação do monstro (a larva) na bela (a borboleta) existe, entre ambas as fases, um período de repouso (a crisálida). Na realidade, tudo começa no ovo. Quando a fêmea procura um lugar para pôr os seus ovos, considera uma série de critérios, como sejam a temperatura, a posição da planta em relação às plantas vizinhas, a presença de ovos de outros insectos e a disponibilidade de alimento. Todas estas preocupações maternas têm um único objectivo: aumentar as probabilidades de sobrevivência da lagarta. A escolha de locais com uma temperatura óptima (que varia de espécie para espécie) acelera o desenvolvimento, evitando uma longa exposição ao ataque dos predadores (não podemos esquecer que os ovos estão fixos, não possuindo defesas).Dada a vulnerabilidade das larvas aos predadores, principalmente às aves, encontram-se providas de um verdadeiro arsenal defensivo, que vai desde um mimetismo apurado (com cores e texturas semelhantes aos troncos, ramos, folhas e fezes de aves) até às cores garridas que alertam para os espinhos urticantes que possuem (podem ser mais de dois milhões!) e para as suas toxinas. As larvas, quando maturas, param de se
alimentar e buscam um local adequado para a transformação em crisálidas. Recorrem à seda que fiam para produzir os casulos, onde se encerram ou simplesmente usam-na para se fixarem às plantas. Depois de fixadas, as larvas diminuem os seus movimentos, enquanto no interior da cutícula, os órgãos se vão transformando em órgãos de adulto. Esse período pode variar de algumas semanas até vários meses. Findo esse tempo emerge do casulo uma bela borboleta que nada tem a ver com o organismo que para lá entrou, fazendo lembrar a história do patinho feio.




Agora você pode curtir nossa pagina no facebook, clik no link abaixo e seja bem vindo


Descubra como as formigas carregam 10 vezes seu peso...

Muitos insetos carregam objetos mais pesados que seu próprio corpo, pois precisam de força para transportar alimentos ou para sair de baixo das folhas, galhos, terra...
Eles contam com um esqueleto externo resistente e leve com seis pernas, o que distribui o peso em diferentes pontos de apoio.
O peso que a formiga aguenta é variavel de acordo com sua espécie. Destacando a Formiga Saúva que suporta até 15 vezes seu peso.
O bicho mais forte do mundo é o besouro-rinoceronte, suportando até 850 vezes seu peso, se comparássemos o ser humano, seria como um home de 70kg conseguisse levantar 60 toneladas.