Gatos (guia de raças)


A

Abissínio

Nome da Raça: Abissínio, Abyssinian


Origem: Etiópia
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto
Cores: vermelho, azul (cinza), bege rosado, tigrado, preto e bicolor
Temperamento: afetuoso, brincalhão e atlético
Trata-se de uma das raças mais antigas da história. Originário da Abissínia, atual Etiópia, o Abissínio foi desenvolvido na Inglaterra, onde sua docilidade e afetuosidade têm feito sucesso.
Com pelagem fina e musculatura bem definida, o animal é conhecido como o Puma miniatura por ser parecido com o felino selvagem. Há também semelhanças com a pelagem do gato selvagem africano, que permite sua camuflagem na floresta.
Esbelto e musculoso, o felino apresenta uma cabeça ligeiramente arredondada, apesar de lembrar um triângulo. Na versão americana, seu tamanho é menor que na européia.
Dono de um miado tímido e discreto que lembra um sino, o Abissínio é um animal de nível alto de energia, por isso, se for mantido dentro de casa, precisa de brinquedos para se distrair.

Histórico
O Abissínio começou a ser exportado para o Reino Unido por volta de 1868. Acredita-se que foi trazido por soldados ingleses que lutaram na Guerra da Abissínia.
No início do século 20 alguns exemplares foram exportados para os Estados Unidos, chegando ao Brasil por volta de 1970.

Cuidados e dicas
São gatos atléticos, por isso, preferem brincar e se esconder a ficar no colo de seu dono, o que não significa que não gostem de carinho e atenção.

Curiosidades
Acredita-se que o Abissínio seja descendente dos gatos adorados no antigo Egito. De fato, ele apresenta semelhanças com os felinos sagrados representados nos túmulos egípcios.
Trata-se de uma raça extremamente popular. Na Grã-Bretanha, o Abissínio se mantém há vários anos entre os 15 que mais registram filhotes anualmente, enquanto nos Estados Unidos, esta entre os 6 primeiros colocados.




Americano de Pelo Curto
clique para localizar no mapa da Oceânia

Nome da Raça: Americano de Pelo Curto, American Shorthair
Origem: Inglaterra e Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio/ grande
Pelagem: pelo curto e denso
Cores: preto, creme, bicolor, branco, calico (manchas em vermelho e preto sobre o pelo branco)  
Temperamento: personalidade forte, curioso e adaptável
O Americano de Pelo Curto é um gato bastante robusto, com corpo forte e musculoso. De origem americana, possui a cabeça grande e as bochechas bem desenvolvidas.
De fácil relacionamento, o felino é famoso pela sua resistência e longevidade, além de um verdadeiro esportista. Dono de um corpo comprido, é forte e simétrico. Já as fêmeas são menos robustas.
Apesar de uma de suas variações apresentar pelo curto, a raça possui pelagem espessa, o que lhe dá resistência ao frio, e contribui para a robustez do animal. Já seus olhos variam de acordo com a coloração da pelagem, podendo ser cobre, ouro, verde, azul, avelã ou um olho com cor diferente do outro (odd eyed).

Histórico 
A raça foi trazida pelos primeiros colonos que chegaram aos Estados Unidos no século  17. Bem adaptado ao clima, o gato foi de extrema importância para o controle de ratos existentes nas casas, celeiros e armazéns.
Bastante semelhante ao Britanico de Pelo Curto e o Pelo Curto Europeu, o Americano de Pelo Curto teve o processo de aperfeiçoamento da raça a partir do século 20, com o intuito de preservar suas principais características

Cuidados e dicas
O Americano de Pelo Curto é ideal para quem já possui cães, uma vez que o felino apresenta um bom convívio com outros animais em casa.
Os pelos devem ser escovados semanalmente com escova de borracha e diariamente na época de mudança de pelo.
Devido ao seu apetite natural, a alimentação deve ser controlada para evitar a obesidade.

Curiosidades
A partir de 1965, passou-se a chamar Americano de Pelo Curto. Antes da data, era conhecido como Pelo Curto Doméstico.
Quando bem cuidado, pode viver de 15 a 20 anos.


Angorá Turco

Nome da Raça: Angorá Turco, Turkish Angora
Origem: Turquia
Utilização: companhia
Porte: pequeno e médio
Pelagem: pelo semilongo
Cores: preto, branco, creme, vermelho e azul (cinza) e suas variações), bicolor, tigrado (tabby) e esfumaçado (smoke)
Temperamento: brincalhão, inteligente e ativo.
Dono de um temperamento sossegado, o Angorá é um gato muito brincalhão e inteligente. De porte atlético, possui um corpo musculoso com orelhas longas e pontudas. Seu pelo semilongo é fino e sedoso, sendo relativamente fácil de cuidar.
Originário da Turquia, foi desenvolvido na França, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos, muito embora há quem acredite que o gato tenha sido domesticado pelos chineses.

Histórico
Acredita-se que o Angorá pertença a uma das raças mais antigas e naturais do mundo, tendo
 surgido na região de Ankara, na Turquia central. O felino é conhecido na Europa desde o início do século 17, mas acabou quase extinto após o período Vitoriano.
A raça como é conhecida nos dias de hoje, é uma recriação artificial realizada no zoológico de Ankara nos anos 60, cruzamento esse que trouxe grandes melhorias para a pelagem do animal, além do aumento da variedade de cores.

Cuidados e dicas
Não é indicado para famílias muito ocupadas e ausentes, isso porque o animal pode ser destrutivo se for deixado sozinho por longos períodos de tempo.
O animal não é indicado para casas com bebês de colo já que tem o costume de miar alto incessantemente.

Curiosidades
Na variedade branca, o animal pode apresentar um olho verde e o outro azul.
O Angorá muda de pelo na primavera, por isso, pode ser confundido com um gato de pelo curto nesta época.
Nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, Mingau, o gato de estimação da personagem Magali, é um típico exemplar da linhagem Angorá.




Azul da Rússia
clique para localizar no mapa da Ásia

Nome da Raça: Azul da Rússia, Russian Blue
Origem: Rússia / Reino Unido
Utilização: Companhia
Porte: Médio
Pelagem: pelo curto, denso e grosso
Cores: preferencialmente azul (cinza) mas variações em branco ou preto também são aceitas
Temperamento: tranquilo, companheiro e tímido.
Dócil e tranquilo, o felino de olhos azuis esverdeados dá um show de elegância. De porte médio, corpo musculoso e bem estabelecido, o animal tem traços finos e delicados. Dono de um manto denso e duplo, o gato é famoso também por sua pelagem cinza, chamada de azul, muito embora seu padrão permita variações em branco e preto.
Muitos o julgam como animal perfeito de companhia, sendo mais indicado para apartamentos. Também deve ser criado na companhia de várias pessoas e outros animais, já que não gosta de ficar sozinho em casa.

Histórico
Acredita-se que o felino descenda dos gatos que viviam nos porões dos navios que saíram da 
Rússia, em direção à Grã-Bretanha, durante o século 19. No entanto, a versão mais atual do bicho indica uma mistura entre o Azul Britânico e o Siamês Azul Point.
Há quem acredite ainda, que esse gato tenha surgido no mediterrâneo, assim como o Chartreux. Os mais entusiastas da raça, no entanto, defendem que o gato seja descendente da linhagem dos felinos dos Czares da Rússia.
Independentemente da real origem do animal, o que se pode confirmar é que apenas em 1939 a raça passou a ser oficialmente conhecida por Azul da Rússia período em que, por pouco, a raça não foi extinta.

Cuidados e dicas
Por se tratar de um animal extremamente calmo e tranquilo, ele não é uma boa companhia para crianças agitadas e arteiras .
Ao contrário do que muitos indicam, o pelo do gato não necessita de cuidados. Nem mesmo escovação periódica. Há quem acredite que a falta de escovação torna o pelo do animal ainda mais sedoso.

Curiosidades
Os esforços dos ingleses durante os anos 50 fizeram com que a raça deixasse a lista de ameaçados de extinção.
Nos anos 80, uma versão de pelo semilongo do Azul da Rússia foi obtida, mas o animal acabou sendo reconhecido como uma outra raça, a Nebelung.




B

Balinês
clique para localizar no mapa da Oceânia


Nome da Raça: Balinês, Balinese
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo semilongo
Cores: os padrões branco, cinza, chocolate ou creme com pontos de castanho ou cinza na face, orelhas e patas são aceitos tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido. Já os padrões tartaruga e tigrado só são aceitos no Reino Unido.
Temperamento: imprevisível, ciumento, ativo, dócil.
O felino de traços graciosos é a versão peluda do Siamês. De porte médio e corpo esguio, possui a cabeça longa e cuneiforme, projetando um triângulo. Uma das características mais marcantes do animal é, sem dúvida, os olhos azuis amendoados, além do pelo longo e sedoso ao toque.
Como seu primo Siamês, o gato tem temperamento ativo, gosta de ser o centro das atenções, além de ser muito dócil. Mas, ao contrário do esperado para felinos esbeltos, o Balinês é extremamente afetuoso e muito apegado ao dono.
O animal é ideal para casas com outros bichos de estimação, já que ele se adapta com facilidade, mesmo com cachorros.

Histórico
Originário dos Estados Unidos, o Balinês ganhou o nome em homenagem aos dançarinos da ilha 
de Bali. O animal foi desenvolvido por meio de cruzamentos entre gatos de ninhadas de Siameses que, eventualmente nasciam com o pelo longo. A raça foi obtida primeiramente nos Estados Unidos, a partir de 1940, chegando no Reino Unido apenas em 1970, ano em que foi reconhecido oficialmente pela CFA, graças aos esforços das criadoras Helen Smith e Sylvia Holland.

Cuidados e dicas
Por não apresentar subpelo, o gato não necessita de escovação diária. Seu pelo cai muito pouco também, o que requer menos cuidados que os felinos de pelo longo.
O gato é excelente para casas movimentadas, uma vez que adora receber visitas e as trata com carinho e afeto. Também são muito sociáveis com crianças.

Curiosidades
O afeto do Balinês por cachorros é notável, contrariando qualquer lenda de que cães e gatos não se dão bem.




Bengal

clique para localizar no mapa da Oceânia


Nome da Raça: Bengal, Leopardo Asiático
Origem: Índia e Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio/grande
Pelagem: pelo curto, espesso e denso com manchas alinhadas ou dispersas
Cores: castanho, marfim, tigrado, preto, bicolor, azul (cinza)
Temperamento: dócil, alerta e curioso.

Uma raça relativamente nova, criada com o objetivo de unir a beleza dos felinos selvagens com a doçura de um animal doméstico. Trata-se de um gato amigável que raramente tem medo de outros animais.
Dono de uma pelagem semelhante a do leopardo asiático, o felino é robusto e musculoso, tendo a cabeça pequena em relação ao restante do corpo. De perfil, o gato apresenta uma ligeira curva que vai desde a testa até a ponta do nariz.
Amigável e alerta, apresenta uma pelagem brilhosa de textura sedosa e macia. Quando tem espaço para brincar, o felino adora subir em lugares altos.

Histórico

O Bengal é o resultado dos cruzamentos feitos a partir de 1980 do Leopardo Asiático com gatos domésticos. Algum tempo depois novos cruzamentos foram feitos com Maus Egípcios e Ocicats. A prática foi utilizada para diluir os genes das características físicas típicas dos felinos selvagens.
Atualmente, o cruzamento entre o Bengal e outras raças não é mais aceito pelos criadores que só cruzam os felinos entre si. Dos diversos cruzamentos, o felino manteve os reflexos rápidos de seus ancestrais selvagens, porém adquiriu uma doçura típica dos gatos domésticos.

Cuidados e dicas
Dê bastante espaço para o Bengal brincar. Como o gato é muito curioso, pode subir facilmente em móveis e estantes, além de derrubar objetos e livros.

Curiosidades
Diferentemente da maioria dos gatos, o Bengal não tem medo de água.
A raça é menos sonora que as outras, porém, o gato emite, às vezes, miados fortes que lembram os ancestrais selvagens.





Bobtail Americano
clique para localizar no mapa da Oceânia

Nome da Raça: Bobtail Americano, American Bobtail
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio/grande
Pelagem: pelo curto e denso
Cores: todas as cores são aceitas
Temperamento: ativo, inteligente e leal.
O gato mais parece um cachorro de tão devoto ao dono. De temperamento aventureiro, o Bobtail Americano gosta de espaço para caçar insetos e brincar. É dono de um corpo médio tem cabeça larga e os olhos levemente amendoados. Já o rabo é bem cheio e peludo, da mesma forma que as orelhas, que tem tufos de pelo na base.
Uma característica bem marcante do animal é a sua cauda menor que o tamanho normal. Isso pode ser devido aos seus ancestrais da raça Manx (gato sem cauda). Em competições, o felino só pode concorrer na categoria sem cauda. O seu pelo também é diferenciado, uma vez que é resistente à água e temperaturas extremas.

Histórico
O Bobtail Americano surgiu depois que um belo gatinho sem rabo foi adotado por uma família no 
Estado de Iwoa, Estados Unidos, em 1960. Embora os antecedentes genéticos do felino sejam desconhecidos, há indícios que o Bobtail Japonês e o Manx façam parte de seus ancestrais.
O gato obteve seu registro oficial pelo CFA (The Cat Fanciers' Association) em 2000.

Cuidados e dicas
Por ser muito paciente, se dá bem com crianças e tolera brincadeiras mais rudes.
Sua pelagem não exige escovação diária.

Curiosidades
Relaciona-se muito bem com cães, e apresenta traços da personalidade do animal, tais como pegar e trazer objetos para o dono.




Bobtail Japonês 

Nome da Raça: Bobtail Japonês, Japanese Bobtail
Origem: Japão
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto ou longo
Cores: todas as cores são aceitas
Temperamento: amistoso, adaptável, curioso e brincalhão.
Símbolo da boa sorte na vida doméstica, o Bobtail Japonês tem muitos séculos de história. De temperamento brincalhão e amistoso, é um excelente animal de companhia.
De porte médio, o gato apresenta pelo curto ou longo, sempre suave e sedoso. Como solta pouco pelo, não exige muitos cuidados. Muito inteligente, o gato também pode aprender a trazer e buscar objetos como os cachorros.
Como o próprio nome sugere, o gato tem uma característica muito peculiar. Trata-se de um rabo bem curtinho, de cerca de 8 a 10 cm. Seu corpo é esbelto e musculoso, além de apresentar olhos ligeiramente oblíquos. O felino é aceito em todas as colorações, mas os exemplares favoritos no Japão são os tricolores.

Histórico
Não se sabe ao certo como a cauda do animal diminuiu. Acredita-se que houve um processo de
 mutação genética em gatos domésticos de pelo curto. Apesar de ser conhecido no Japão há séculos - há desenhos dele em ruínas e documentos antigos ao lado de gueixas -, foi apenas em 1963 que a raça foi apresentada aos norte-americanos.
Na época, juízes americanos visitaram o país e se encantaram com os animais que estavam em uma exposição. Anos mais tarde, um criador importou 38 exemplares para os EUA, onde foi aceito pela CFA (Cat´s Fanciers Association) a partir de 1978.
A raça também foi reconhecida no Reino Unido, embora seja pouco conhecida.

Cuidados e dicas
deal para pessoas alérgicas uma vez que solta pouco pelo.
O felino gosta bastante de água, logo, o dono não vai ter problemas na hora de dar banho no animal.

Curiosidades
É comum o animal levantar a pata dianteira quando é acariciado.
O Bobtail possui as patas traseiras maiores que as dianteiras.
Antes de cair no gosto popular, o gato era criado pela corte japonesa e pelas famílias mais abastadas.




Bombay 
clique para localizar os restantes estados

Nome da Raça: Bombay, Bombaim
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto e brilhante
Cores: preto puro
Temperamento: calmo, amigável, carinhoso, carente.

Dono de um temperamento calmo e tranquilo, típico do Burmês, um de seus antepassados, o Bombay apresenta uma pelagem curta, brilhante e totalmente negra. Seu corpo é médio e musculoso, enquanto a cabeça é triangular, com o nariz curto.
Seus olhos são grandes, redondos e aspecto alerta. A cor mais comum é amarelo acobreado. Diferentemente de outras raças que aceitam a coloração preta para o pelo, o Bombay legítimo precisa ter até mesmo as almofadas dos pés e o nariz escuro.

Histórico
A raça surgiu por volta de 1950, quando um criador resolveu recriar um felino doméstico com os 
traços da Pantera Negra. Para isso, o americano cruzou gatos Americanos de Pelo Curto com Burmeses.
O Bombay foi oficialmente reconhecido em meados de 1970 pelo Cat Fanciers Association (CFA). Em 1974, o animal já tinha seu clube, enquanto dois anos mais tarde, concorreu pela primeira vez na categoria campeão. No Reino Unido, para obter a raça foram cruzados Britânicos de Pelo Curto e Burmeses.

Cuidados e dicas
Se penteado com uma luva de veludo ou lenço de seda, o pelo do felino torna-se ainda mais brilhante e lustroso.
O animal tem a tendência de nascer com uma deformação facial no crânio, o que leva à morte em pouco tempo. Em muitos casos, o criador abate o felino logo que nasce para que não sofra.
O Bombay é muito adaptável e indicado para casas e apartamentos pequenos.

Curiosidades
O nome Bombay é uma homenagem à cidade indiana de Bombaim (ou Mumbai), local famoso pela incidência de Panteras Negras.




Britânico de Pelo Curto 


Nome da Raça: Britânico de Pelo Curto, British Shorthair
Origem: Inglaterra e Itália
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto
Cores: azul (cinza), creme, preto, branco e listrado
Temperamento: resistente, muito afetuoso e possessivo.

Originária do cruzamento dos gatos de rua britânicos e os romanos no final do século 19, a raça Britânico de Pelo Curto, é hoje uma das mais resistentes dentre os felinos domésticos. Se bem cuidados, podem chegar aos 20 anos!
Para tentar preservar a espécie durante os anos 50, o Britânico de Pelo Curto foi cruzado com a raça Persa Azul, obtendo maior popularidade devido às variações de cor.
Dono de um corpo forte e pesado, o gato apresenta pernas curtas e as patas grandes. Outro diferencial são suas bochechas bem cheias.
Suas principais características são a lealdade ao dono e inteligência. Não é à toa que a raça pode ser facilmente vista em comerciais de TV norte-americanos e filmes de Hollywood.

Histórico
Os Britânicos de Pelo Curto são gatos de companhia originários dos primeiros felinos trazidos de 
Roma para a Grã-Bretanha no século 1.
Devido à popularidade dos gatos de raças mais exóticas na década de 50, por pouco a espécie não foi extinta. Foi nessa época que o cruzamento da raça com Persas Azuis favoreceu o seu desenvolvimento e popularidade.
Cruzamentos recentes entre o Britânico de Pelo Curto e o Himalaio levaram ao aparecimento do Britânico de Pelo Longo.

Cuidados e dicas
O Britânico de Pelo Curto deve ser escovado diariamente, uma vez que sua pelagem é muito densa e fina. Mas ao contrário dos de pêlo longo, esse cuidado não é essencial.
O gato é bem forte e robusto, dificilmente fica doente.

Curiosidades
É a estrela do comercial de uma famosa marca de ração para gatos.




Britânico de Pelo Longo 


Nome da Raça: Britânico de Pelo Longo, British Longhair

Origem: Inglaterra

Utilização: companhia

Porte: pequen e médi
Pelagem: pelo longo.

Cores: preto, branco, creme e azul (cinza) e suas variações, bicolor, tigrado (tabby), esfumaçado (smoke) e colorpoint (coloração nas patas e rosto)

Temperamento: tranquilo, inteligente e possessivo.

O Britânico de Pelo Longo é uma variação do Britânico de Pelo Curto. Dono das mesmas características temperamentais que seu irmão, o felino de pelo longo é um animal extremamente companheiro para a família.

Dono de um corpo robusto, o gato é largo nas pernas e possui um nariz curto. Sua cabeça é bastante larga e redonda com bochechas bem desenvolvidas. Muito inteligente, é autoconfiante, possessivo e nada exigente, o que o torna uma boa opção para pessoas inexperientes com animais.

Histórico
O Britânico de Pelo Longo surgiu a partir dos cruzamentos recentes entre o Britânico de Pelo 
Curto e o Himalaio.

O antecessor do Longhair, o Shorthair, surgiu do cruzamento de gatos trazidos de Roma e os domésticos britânicos no século 1. A raça foi melhor aprimorada, contudo, somente a partir do final do século 19 e começo do século 20, depois de passar por um momento de quase extinção em 1950.
Para dar continuidade à raça, criadores britânicos combinaram as características de cor e pelagem do Himalaio com a aparência arredonda e forte do Britânico Pelo Curto, resultando na variação Britânico de Pelo Longo.

Cuidados e dicas
Assim como todo gato de pelo longo, a pelagem do animal deve ser escovada diariamente para evitar problemas digestivos, uma vez que ao se lamber, o gato acaba por engolir o próprio pelo.
A raça é ideal para uma família ocupada já que ele não é exigente e sabe se virar sozinho.

Curiosidades
Apesar da aparência que lembra um bichinho de pelúcia, o animal é um exímio caçador.
Trata-se de um gato pacífico que dificilmente mia ou arruma confusão com cães.




Burmês
clique para localizar no mapa da Oceânia


Nome da Raça: Burmês, Burmese

Origem: Estados Unidos/ Myanmar

Utilização: companhia

Porte: médio

Pelagem: pelo curto fino e lustroso

Cores: vermelho, creme, chocolate, lilás ou castanho sólidos. Pode apresentar ainda variações com marcas tartaruga esfumaçada.

Temperamento: curioso, ativo, teimoso e bem-humorado.


Fruto do cruzamento entre uma fêmea híbrida de Siamês nascida em Myanmar com um Siamês norte-americano, o Burmês é um gato bem-humorado de porte médio que se assemelha muito com seus antepassados. Extremamente ativos, os gatos gostam de desbravar jardins e cômodos pela casa, o que remete também a uma característica bem própria do animal: sua curiosidade aguçada.

De porte médio, o felino apresenta uma pelagem fina e curta. Trata-se de um gato com traços alongados e pernas esbeltas. Sua cabeça é redonda enquanto seu focinho é alongado e com uma leve quebra um pouco abaixo da linha dos olhos. Estes são grandes, amendoados ou um pouco puxados, sempre na cor ouro amarelado

Histórico
O Burmês é resultado do cruzamento entre Wong Mau, uma gata Siamesa habitante de Burma, 
(atual Myanmar) e um Siamês norte-americano. A gata foi levada para os Estados Unidos por volta de 1930, e gerou algumas crias de pelagem castanha. Foram justamente esses filhotes os precursores do Burmês. Vale lembrar que a raça foi registrada pouco tempo depois, em 1936, mas só ganhou reconhecimento no Reino Unido por volta de 1952.

Atualmente, são desenvolvidos dois padrões distintos de Burmês, o norte-americano e o europeu, sendo que eles concorrem em categorias separadas.

Cuidados e dicas
Como o animal não suporta ficar sozinho, ele não é aconselhado para casas onde não haverá companhia pra o felino.
Muito adaptável, o Burmês pode ser criado tanto em apartamentos quanto em casas, mas necessitam de uma família dedicada e carinhosa.

Curiosidades
O padrão norte-americano apresenta um corpo mais robusto e suas pernas são mais curtas. Já seus olhos são mais redondos que o padrão europeu.




Burmilla


Nome da Raça: Burmilla
Origem: Reino Unido
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto, denso e com subpelo um pouco mais denso que o do Burmês
Cores: pelagem branco prateado ou branco puro com marcações tartaruga ou sombras em preto, cinza, castanho, vermelho, lilás ou creme
Temperamento: curioso, sociável e brincalhão.

Fruto do cruzamento acidental entre um Burmês Lilás e um Persa Chinchila Silver, este gato de porte majestoso é ideal para lugares pequenos, devido à sua fácil adaptação. Trata-se de um animal de pelagem curta, densa e sedosa. Sua característica mais marcante é o belo e exótico sombreado de seus pelos.

De porte médio, o felino macho é ligeiramente maior e mais pesado que a fêmea, mas apresenta os mesmos aspectos físicos. Suas pernas são longas e esbeltas, enquanto os pés são ovais e pequenos. A cabeça é angular e o focinho alongado e com a mesma quebra característica do Burmês.

Histórico
O Burmilla é fruto do cruzamento acidental entre um Burmês lilás e um Persa Chinchila Silver, 
realizado em 1981. Os filhotes saíram com uma pelagem em tons prateados únicos, o que levou a Cat Association da Grã-Bretanha a oficializar o programa de criação e os padrões da nova raça já em 1983.

Embora ainda não seja aceito em todas as confederações felinas, o Burmilla é reconhecido pela FIFe (Fédération Internationale Féline).

Cuidados e dicas
O Burmilla é fruto do cruzamento acidental entre um Burmês lilás e um Persa Chinchila Silver, realizado em 1981. Os filhotes saíram com uma pelagem em tons prateados únicos, o que levou a Cat Association da Grã-Bretanha a oficializar o programa de criação e os padrões da nova raça já em 1983.
Embora ainda não seja aceito em todas as confederações felinas, o Burmilla é reconhecido pela FIFe (Fédération Internationale Féline).

Curiosidades
O gato foi o responsável pela origem do grupo de felinos domésticos asiáticos.




C

California Spangled 
clique para localizar no mapa da Oceânia

Nome da Raça: California Spangled

Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto
Cores: preto, azul, bronze, dourado, prateado, carvão, branco
Temperamento: dócil, inteligente e ativo.

De semelhança física notável com os gatos selvagens africanos, o California Spangled é um pet extremamente dócil e apegado aos donos. Dono de uma pelagem sedosa e cheia de riscos que imita a de uma onça, o animal é ativo, brincalhão, mas também muito curioso.

Uma de suas características mais marcantes além das cores dourada, prateada castanho, vermelho ou azul de seu pelo, é o comportamento de sempre manter-se rente ao chão ao andar.

Histórico
O California Spangled surgiu a partir dos esforços do roteirista Paul Casey, que inconformado 
com a matança dos Gatos Selvagens, decidiu desenvolver uma versão domesticada do animal. Acredita-se que o programa de criação teve início em 1971, quando foram utilizados gatos sem pedigree asiáticos e egípcios, além de o Abissínio, Siamês e Manx.


Cuidados e dicas
De pelo forte e resistente o animal não exige muitos cuidados, mas escovadas semanais são aconselhadas para a remoção do pelo solto.

Curiosidades
Os gatos foram apresentados pela primeira vez ao público em um conhecido catálogo de natal, em 1986. Na ocasião, os filhotes eram disponibilizados em diversas cores. A idéia era combinar os animais com os móveis da casa do dono e lançá-los como “designer cats”.




Chartreux


Nome da Raça: Chartreux

Origem: França

Utilização: companhia/caça

Porte: médio

Pelagem: pelo curto, denso e suave, levemente prateado

Cores: cinza e suas variações sãs as únicas cores aceitas.

Temperamento: tolerante, tranquilo e leal.


Dono de um temperamento incrivelmente calmo, inteligente e companheiro, o Chartreux é um gato francês que não pode negar a origem, a cidade de Chartreuse, do famoso licor de mesmo nome.

Com um corpo forte e musculoso, o gato é pouco sonoro, sendo ideal para pessoas idosas. Sua cabeça é grande e redonda, com bochechas bem desenvolvidas. Suas pernas são curtas, enquanto as patas são redondas e grandes. Os olhos cobre amarelados chamam atenção em meio a face arredondada e o focinho curto.
Trata-se também de um animal muito tolerante e adaptável, aceitando brincadeiras mais irritantes de crianças e a convivência com outros pets. Uma de suas características mais marcantes é o pelo laminado, muito denso, que resiste até mesmo à água.

Histórico
Este belo gato robusto é originário da França, e acredita-se que ele exista desde o século 16. O

O Chartreux só ganhou reconhecimento, contudo, por volta de 1970, quando desembarcou na América do Norte. O gato também é criado em alguns paises da Europa, mas por suas semelhanças com o Britânico de Pelo Curto e o Europeu Azul de Pelo Curto, não é tão popular.

Cuidados e dicas
É ideal para quem mora em lugares fechados como apartamentos, pois não é muito ativo.
Não é aconselhado expor o felino ao sol, pois seu pelo pode ficar com manchas em tons castanhos devido aos raios solares.
Para manter o brilho laminado do pelo, é necessário a escovação diária.

Curiosidades
É ideal para quem mora em lugares fechados como apartamentos, pois não é muito ativo.
Não é aconselhado expor o felino ao sol, pois seu pelo pode ficar com manchas em tons castanhos devido aos raios solares.
Para manter o brilho laminado do pelo, é necessário a escovação diária.




Cornish Rex


Nome da Raça: Cornish Rex
Origem: Inglaterra

Utilização: companhia

Porte: médio

Pelagem: pelo curto

Cores: todas as variações são aceitas

Temperamento: ágil, companheiro e brincalhão.

Dono de um corpo esguio e magro, o gato é caracterizado pelo seu pelo ondulado. As patas e o rabo também são bem finos, enquanto a cabeça é pequena. O destaque fica para as orelhas e olhos grandes. Extremamente exótico, o felino é pouco popular no Brasil, mas possui aproximadamente 10 criadores especializados na sua criação.


De temperamento agitado e brincalhão, não são raras as vezes em que o felino é visto subindo pelos móveis da casa. Muito ágil, é capaz de em um salto, alcançar os ombros de um ser humano sem precisar “escalá-lo”.

Muito sociável, o felino recebe bem as visitas e deixa-se ser acarinhado por elas. O gato também gosta muito de colo, apesar de manter um tempo separado no dia para as atividades físicas.

Histórico
Originário da Cornualha, Inglaterra, o Cornish Rex tem seus primeiros registros em 1950. O 
gatinho, de nome Kallibunker, foi cruzado com a própria mãe, e seus filhotes foram dessa vez cruzados com gatos Rex.

Posteriormente, novos cruzamentos foram feitos entre o Cornish e Havana, Azul da Rússia, Burmês, Siamês e Britânico de pelo curto. Esse grande cruzamento entre raças resultou na extensa gama de colorações do felino.
A raça foi oficialmente aceita e reconhecida no Reino Unido em 1967, enquanto nos EUA, apenas em 1979.

Cuidados e dicas
De pelo com textura aveludada, e que cai muito pouco, não é necessária a escovação do felino.
Ideal para casas movimentadas, uma vez que o animal se sociabiliza facilmente mesmo com pessoas estranhas.

Curiosidades
Trata-se da única raça de pelo encaracolado com criadores no Brasil.




Curl Americano

clique para localizar no mapa da Oceânia

Nome da Raça: Curl Americano, American Curl
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto ou longo
Cores: todas as cores e padrões são aceitos
Temperamento: alerta, ativo, curioso e gentil.

Dono de um temperamento agradável e alerta, o Curl Americano tem em seu próprio nome a característica que mais o destaca: suas orelhas “curvadas” ou encaracoladas para trás (curl, em inglês).


Originário da Califórnia, Estados Unidos, o felino tem corpo moderadamente musculoso, seu focinho é arredondado e longo e os olhos são em formato de noz. Ligeiramente nova – descoberta em 1981 - a raça pode apresentar diversas cores e padrões, inclusive de pelagem, que pode ser curta, longa, fina e sedosa.

Muito adaptáveis a qualquer ambiente, os felinos são ideais para quem já possui outros bichos, ou quem precisa se mudar com certa frequência. Extremamente curiosos e brincalhões, não é raro vê-los brincando, mesmo com uma idade mais avançada.

Histórico
A raça é relativamente nova, originada em 1981, na Califórnia, Estados Unidos. Acredita-se que uma gata de orelhas curvadas para trás e pelo longo e preto tenha aparecido na casa de Joe e Grace Ruga. Encantado com o felino, o casal acabou cuidando da gatinha, que pouco tempo depois, deu cria a duas belas ninhadas, todos os filhotes com a mesma característica nas orelhas.
Poucos anos depois, em 1986, O Curl Americano foi aceito oficialmente na CFA (Cat´s Fanciers Association) e para competições oficiais apenas em 1993. Os primeiros exemplares a chegar ao Reino Unido foram por volta de 1995, período em que alguns cruzamentos foram realizados para a obtenção da versão de pelo curto.

Cuidados e dicas
Ao adquirir um exemplar filhote, o dono deve ter em mente que as crias do Curl Americano nascem sempre com as orelhas retas, mas após cerca de quatro a dez dias, elas começam a curvar-se. Aos quatro meses as orelhas tomam a forma definitiva.
Nos exemplares de pelo longo, é necessária a escovação periódica para que o animal não engula o próprio pelo.

Curiosidades
Apesar de sua característica principal ser justamente as orelhas curvadas, há exemplares que podem nascer com as orelhas retas, esses, conhecidos como Straight Ears.




Cymric


Nome da Raça: Cymric
Origem: Inglaterra
Utilização: Companhia
Porte: Médio
Pelagem: semilonga
Cores: preto, azul, vermelho, creme, tartaruga, chinchila, smoke, tigrado, prateado e castanho
Temperamento: carinhoso, inteligente e leal.

Trata-se da versão de pelo semilongo da raça Manx, ou seja, possui características muito parecidas com seu parente. De temperamento carinhoso e leal, os gatos da raça são mais conhecidos na América do Norte e Reino Unido. Donos de uma pelagem sedosa e cheia, o animais têm aparência almofadada e até um pouco pesada.

À exemplo do Manx, uma de suas principais características é a ausência do rabo, muito embora ele pode ser encontrado em três versões diferentes: o Rumpy Riser, que apresenta apenas um vestígio de cauda, o Stumpy, que tem uma cauda curta, ou ainda o Longy, que apresenta um rabo pouco menor que o encontrado na maioria dos gatos.

Histórico
A raça foi desenvolvida no final dos anos 60, quando criadores norte-americanos de gatos Manx descobriram que em algumas ninhadas, nasciam filhotes de pelos longos. A partir de então, criou-se uma categoria específica para os gatinhos.
Acredita-se também que os bichanos seriam herdeiros de uma linhagem de gatos pertencentes à realeza britânica, que não possuíam cauda. Estima-se que seus antecessores, os Manx, tenham surgido em 1901, na Ilha de Man, Reino Unido. A exemplo de seus companheiros de pelo longo, a raça não é muito popular.

Cuidados e dicas
Por se tratar de um animal de pelo semilongo escovações semanais são aconselhadas. Por motivos genéticos pouco conhecidos, também não é aconselhável cruzar dois exemplares Rumpy Riser, já que os filhotes morrem em poucas semanas após o nascimento.

Curiosidades
As pernas dianteiras do animal são ligeiramente mais curtas que a traseira, fazendo com que o gato tenha um andar bem peculiar, como se estivesse saltando.




E

Europeu


Nome da Raça: Europeu, Europeu de Pelo Curto
Origem: Egito e França
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto, denso e de textura áspera
Cores: preto, cinza, vermelho ou creme sólidos, marcas tartaruga, bicolor, tabby ou esfumaçadas.
Temperamento: inteligente, independente e carinhoso.

A exemplo do Mau Egípcio, o Europeu é um dos felinos mais antigos existentes. Levado do Egito para o Norte da Europa por soldados romanos, já foi confundido com o Britânico de pelo curto, mas atualmente, possui classificação própria.
De porte médio, o gato possui um corpo musculoso, enquanto sua face é ligeiramente alongada. Seu peito é largo e as pernas são fortes e maciças. As orelhas são bem afastadas e levemente arredondadas nas pontas.
Dono de um temperamento independente, o Europeu não deve ser confinado dentro de casa, pois adora sair para desbravar jardins. É considerado um excelente animal de companhia, sendo muito carinhoso com o dono.

Histórico
Apesar das diversas versões a respeito da origem do Europeu, é muito provável que o gato seja originário do Egito e tenha sido levado para os países do norte da Europa por soldados romanos no século 2.
Até 1982, a raça era considerada Britânico de pelo curto, ano em que ela passa a ter categoria própria, com normas e padrões definidos.

Cuidados e dicas
Europeus de pelagem preta pura não devem ficar ao sol, pois podem ganhar um tom queimado no pelo. Para compensar as vitaminas perdidas, o felino deve tomar cálcio em pequenas quantidades e levedo de cerveja para melhorar a qualidade de sua pelagem.

Curiosidades
A raça não é reconhecida pelo GCCF, nem por alguns comitês fora da Europa.
As três cores de olhos aceitáveis para o animal são azul, verde e amarelo alaranjado.




Exótico de Pelo Curto
clique para localizar os restantes estados

Nome da Raça: Exótico de Pelo Curto, Exotic Shorthair
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio e grande
Pelagem: pelo ligeiramente mais longo que os gatos de pelo curto
Cores: branco, preto, vermelho, creme, chocolate, lilás e azul (cinza)
Temperamento: dócil, alerta e curioso.

A raça foi desenvolvida nos Estados Unidos com o intuito de produzir um Persa de Pelo Curto. Para tanto, foram cruzados uma série de gatos de pelo curto com Persas. O resultado foi um animal com pelagem que exige bem menos cuidados, mas igualmente bela a dos Persas.

Dono de um pelo felpudo e denso, o Exótico de Pelo Curto herdou uma série de características de seus pais, como a tranquilidade. Já seu corpo é mais robusto. Sua cabeça é redonda, com um pescoço curto e musculoso, enquanto suas bochechas são cheias e o maxilar largo.

Histórico
Dono de um temperamento extremamente tranquilo, o Exótico foi criado em 1960, nos Estados Unidos, com o objetivo de unir as características positivas dos Persas, como o bom temperamento, sem seus defeitos, como o pelo longo e trabalhoso de cuidar.
Para tanto, foram feitos cruzamentos entre Persas e raças de pelo curto. Vale lembrar que alguns Exóticos desenvolveram defeitos herdados da grande mistura. Por esta razão, na América do Norte, apenas são permitidos cruzamentos entre Americanos de Pelo Curto e Persas para a obtenção do Exótico.

Cuidados e dicas
A vantagem de ter um Exótico é a facilidade do cuidado com o pelo, uma vez que ele seca mais rápido e não embaraça.

Curiosidades
O Exótico é extremamente carinhoso e se dá muito bem com crianças e cães.




G


Gato Bosque da Noruega


Nome da Raça: Gato Bosque da Noruega, Norwegian Forest Cat
Origem: Noruega
Utilização: companhia
Porte: grande
Pelagem: semilongo
Cores: azul (cinza), preto, branco, vermelho, creme, tigrado e bicolor
Temperamento: carinhoso, alerta e ativo.

Utilizado como guarda de mantimentos contra ratos nos navios Vikings que chegaram à Noruega, atualmente o Gato Bosque da Noruega é uma excelente opção de companhia, além de ser bem carinhoso.

Dono de um espírito aventureiro sem igual, é comum ver o felino fora de casa ou pelo jardim. Há registros de gatos da raça que caçam em rios! De corpo comprido e robusto, possui cabeça triangular e as orelhas bem pontudas.

Os olhos são grandes e redondos, enquanto sua pelagem é espessa para suportar o frio da Noruega. Em volta de seu pescoço o gato tem um reforço especial de pelo. Muito ativos, é desaconselhável mantê-los em ambientes exclusivamente fechados.

Histórico
Apesar de não ter notícias o certo sobre suas origens, acredita-se que a raça seja descendente dos gatos turcos de pelo curto que chegaram da Noruega com os Vikings, tendo sua popularização como gato doméstico apenas nos anos 70.
Amigáveis e gentis, podem não gostar de estranhos, mas como a maioria dos gatos, a raça é bem família, apesar de não ser fã de ficar no colo.

Cuidados e dicas
Ideal para quem dispõe de uma área externa em casa para que o gato possa brincar, uma vez que trata-se de um excelente caçador.

Curiosidades
Algumas variações na cor dos pelos mudam de claro para escuro de acordo com as estações.
Suas pernas traseiras são maiores que as dianteiras.




J


Javanês


Nome da Raça: Javanês, Javanese
Origem: Grã-Bretanha
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: semilongo
Cores: o tom canela é o mais comum, mas existem outros tons tais como chocolate, cinza, vermelho, creme, marcas tartaruga, tigrado.
Temperamento: ativo, carinhoso, curioso, inteligente.

Este felino esbelto de pelo semilongo é muito carinhoso e adora estar na companhia do dono. Também conhecido como Oriental, o gato é muito ativo e brincalhão.

Dono de uma pelagem fina e sedosa, apresenta uma “gola” mais longa ao redor dos ombros e pescoço, característica que o torna exótico e muito apreciado. O animal é de porte médio e possui a cabeça triangular, com o focinho proeminente. Suas patas são longas e esguia, enquanto seus pés são bem pequenos, redondos e graciosos.

Histórico
A origem do Javanês ainda é um pouco incerta, uma vez que várias versões são contadas pelo mundo. Uma das mais famosas é de que o felino tenha sido fruto de um programa de criação britânico que tentou recriar o Angorá tradicional em 1973.
A partir de 1989, a raça, que até então era conhecida como Angorá, passa a ser chamada de Javanês.
Já na América do Norte é considerado como Javanês todos os gatos Balineses que não apresentam as marcações escuras na face.

Cuidados e dicas
Dono de uma cauda bem cheia, o Javanês exige escovação diária.
Por ser muito carinhoso é o bicho ideal para famílias que têm crianças.

Curiosidades
O felino pode viver por aproximadamente 15 anos.
Como herança de seus ancestrais orientais, o gato herdou os olhos levemente puxados.




L


La Perm
clique para localizar no mapa da Oceânia

Nome da Raça: La Perm
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto ou semilongo, sempre encrespados
Cores: todas as cores são aceitas
Temperamento: carinhoso, calmo e sociável.

Dono de uma docilidade sem igual, o La Perm é um excelente animal de companhia. Ao contrário da maioria dos felinos, ele é bem tranquilo e adora ficar no colo do dono. Mas uma de suas características mais marcantes é, sem dúvida, a pelagem encrespada.
De porte médio, o animal pode apresentar pelo curto ou semilongo. Sua cabeça é no formato triangular, com orelhas bem separadas. Curiosamente, a raça pode apresentar os bigodes e sobrancelhas encaracolados como o pelo.

Histórico
A história do exótico gato de pelos encaracolados teve início no Estado de Óregon, Estados Unidos, em 1982, quando de uma ninhada nasceu uma fêmea praticamente sem pelo. A dona percebeu que poucas semanas depois, o animal apresentava uma pelagem cacheada, e resolveu chamá-lo de Curly.
Anos mais tarde, a gata deu cria, e todos os seus filhotes nasceram com as mesmas características. Após perceber que o diferencial no pelo era algo dominante, e que isso poderia significar a presença de uma nova raça, a dona resolveu levar seus gatos para uma exposição da Cat Fanciers Association (CFA).
Os criadores ficaram maravilhados com o felino, e no mesmo ano, em 1992, o gato foi oficializado em uma categoria própria.

Cuidados e dicas
Mesmo nos exemplares de pelo semilongo, a escovação não precisa ser diária, uma vez que o gato não apresenta subpelo, o que evita que os pelos caiam com facilidade.

Curiosidades
Os machos são maiores que as fêmeas, podendo pesar até 5 kg. Já as fêmeas, no máximo 3,6 kg.
É comum, pelo menos uma vez na vida, o felino perder toda a sua pelagem, geralmente até o 1º ano. O pelo nasce novamente em poucas semanas.
Os filhotes podem nascer sem pelo nenhum ou com o pelo liso. Em poucas semanas o pelo cresce e encaracola.
O nome La Perm significa “o permanente”, tratamento realizado em salões de beleza para deixar os cabelos cacheados.





M

Maine Coon
clique para localizar no mapa da Oceânia

Nome da Raça: Maine Coon, Gato do Maine
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo semilongo
Cores: branco, preto, azul (cinza), creme, vermelho, bicolor, tigrado e com listras
Temperamento: dócil e divertido.
Apesar das diversas versões sobre o surgimento do Maine Coon, a mais provável indica que o gato resulta do cruzamento entre gatos domésticos e gatos de pelo longo levados para os Estados Unidos por marinheiros.
O felino é também conhecido como gato gigante, chegando a pesar até 11,5 quilos. Formoso e robusto, o Maine Coon possui um focinho quadrado e o nariz médio. Seus olhos grandes e ovais podem ser verdes, azuis, avelã ou cobre.
Uma de suas características mais visíveis são suas orelhas grandes e bem separadas com tufos de pelo nas postas. Sua pelagem é bem densa, com destaque para um colar de pelo em volta do pescoço. A cauda do felino é igualmente densa e longa.

Histórico
O Maine Cool é originário do Estado do Maine, Estados Unidos, e leva esse nome devido à suspeita de que o gato fosse o cruzamento de guaxinins (coon em inglês) com gatos domésticos, embora isso seja biologicamente impossível.
Apesar da raça ter sido apresentada em uma exposição em 1895, no Madison Square Garden, Estados Unidos, só foi reconhecida internacionalmente em 1980.
O felino teve sua popularidade abalada no início do século 20, quando os criadores preferiam apresentar em exposições os exóticos Persas, levados da Europa para os Estados Unidos na mesma época.

Cuidados e dicas
Dono de um comportamento muito dócil, o Maine Coon é ideal para crianças e convive sem problemas com outros animais como os cães.
Como são muito grandes e pesados, tendem a comer em excesso, por isso, sua alimentação deve ser supervisionada.
O banho do Maine Coon pode ser mensal, sempre com água morna, enquanto a limpeza das orelhas deve ser mais regular.

Curiosidades
Apesar de ser um felino de grande porte, o Maine Coon pode demorar até 4 anos para atingir a estatura adulta.
Seu peso pode chegar a 11,5 quilos, três vezes mais que a maioria dos gatos.
Segundo uma versão mais romântica e idealizada sobre a formação da raça, alguns acreditam que a rainha Maria Antonieta teria enviado seus gatos para a América durante a Revolução Francesa e estes teriam se tornado os antecessores do Maine Coon.




Mau Egípcio

Nome da Raça: Mau Egípcio, Egyptian Mau
Origem: Egito
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto e sedoso
Cores: manto prateado com marcas tigradas em preto é a versão mais popular
Temperamento: atento, tímido, inteligente, carinhoso.
Metade deus, metade gato selvagem. Talvez essa seja uma das melhores definições para o Mau Egípcio, muito cultuado durante o Egito Antigo. Soma-se a isso a crença de muitos de que o felino, na verdade, seja descendente direto dos gatos selvagens africanos.

Mitos à parte, o que hoje se sabe é que se trata de um animal muito carinhoso e atento. Dono de um corpo médio e longo, possui uma pelagem curta e sedosa, toda cheia de pintas ou manchas tigradas.

Histórico
Originário do Egito, acredita-se que o Mau foi levado à Europa a bordo de navios de comerciantes há mais de 2 mil anos. Sua introdução em criadores, contudo, se deu nos anos 50, pela princesa russa Natalie Troubetskoy.
Natalie teve contato com o felino pela primeira vez em Roma, e contou com a ajuda de um embaixador para obter um exemplar. Em 1955 a raça aparece pela primeira vez em uma exposição.
A princesa foi também a responsável por iniciar a criação do Mau Egípcio nos Estados Unidos, em 1956. No Brasil, a raça não é muito conhecida, uma vez que foi trazida há, no máximo, 10 anos.

Cuidados e dicas
Os Maus são ideais para donos com outros animais, já que são receptivos ao convívio com cães e outros gatos, mesmo que do mesmo sexo.

Curiosidades
A raça faz uma figuração no filme Mulher Gato, no qual aparece como animal de estimação da personagem principal Patience, vivida pela atriz Halle Berry.




Munchkin
clique para localizar no mapa da Oceânia

Nome da Raça: Munchkin, Gato Basset
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: pequeno e médio
Pelagem: variações de pelo curto e longo
Cores: bicolor, tigrado e com listras
Temperamento: brincalhão, carinhoso e comunicativo.
Famoso por suas patas curtas, cerca de 1/3 do tamanho de patas de gatos normais, o Munchkin é extremamente raro, até mesmo em seu país de origem, os Estados Unidos. Dono de orelhas grandes e triangulares, o felino ganhou o apelido de “gato basset” pela semelhança com a raça de cachorro que possui a mesma peculiaridade.

Brincalhões e comunicativos, os Munchkins podem apresentar pelo longo ou curto, dependendo do cruzamento. Já as cores de sua pelagem podem ser variadas, mas as mais comuns são os gatos bicolores e os tigrados.
Único dentre os gatos com as pernas curtas, o Munchkin é ativo e faz as mesmas coisas que os demais felinos fazem. Adoram subir em árvores e são extremamente rápidos. Há quem acredite que suas pernas sejam uma desvantagem, mas o felino tem provado que tamanho não é documento

Histórico
É resultado de uma mutação genética espontânea acontecida no Estado de Lousiana, em 1983. Há grandes controvérsias sobre as pernas desproporcionais do felino.
Embora seja relativamente novo, originado em 1995, gatos com pernas curtas são conhecidos na Europa desde a década de 1930, contudo, desapareceram durante a 2º Guerra Mundial, reaparecendo na ex-União Soviética a partir de 1950.

Cuidados e dicas
Há quem defenda que as pernas curtas do felino favoreçam o surgimento de doenças na coluna, queda e fraturas, além de nas fêmeas, a barriga raspar no chão durante a gravidez, prejudicando os filhotes e a movimentação da mãe. Contudo, nenhuma dessas teses foram confirmadas cientificamente.

Curiosidades
Apesar de suas pernas pequenas, o Munchkin é extremamente rápido e habilidoso.
Para se obter mais Munchkins, segundo orientam os criadores, pode-se cruzá-los com outros de mesma raça ou com gatos sem raça definida, mas que tenham características semelhantes.




N

Nebelung
clique para localizar no mapa da Oceânia

Nome da Raça: Nebelung, Nibelungo
Origem: Estados Unidos
Utilização: Companhia
Porte: Médio
Pelagem: Pelo semilongo, fino e suave
Cores: azul (cinza), branco ou preto
Temperamento: tímido, brincalhão, dócil.
Dócil e tranquilo, o felino de olhos verde intensos dá um show de elegância. De porte médio, corpo musculoso e bem estabelecido, o animal tem traços finos e delicados. Dono de um manto denso e duplo, o gato é famoso também por sua pelagem cinza, chamada de azul, muito embora seu padrão permita variações em branco e preto.

Muitos o julgam como animal perfeito de companhia, sendo mais indicado para apartamentos. É brincalhão, apesar de tímido e também deve ser criado na companhia de várias pessoas e outros animais, já que não gosta de ficar sozinho em casa.

Histórico
Trata-se de uma versão de pelos semilongos do Azul da Rússia, desenvolvida no final dos anos 80, nos Estados Unidos, portanto, sua origem é a mesma.
Acredita-se que o felino descenda dos gatos que viviam nos porões dos navios que saíram da Rússia, em direção à Grã-Bretanha, durante o século 19. No entanto, a versão mais atual do bicho indica uma mistura entre o Azul Britânico e o Siamês Azul Point.
Há quem acredite ainda, que esse gato tenha surgido no mediterrâneo, assim como o Chartreux. Os mais entusiastas da raça, no entanto, defendem que o gato seja descendente da linhagem dos felinos dos Czares da Rússia.
Independentemente da real origem do animal, o que se pode confirmar é que apenas em 1987 a raça passou a ser oficialmente conhecida como Nebelung, depois de cruzamentos que resultaram na versão de pelos longos do Azul da Rússia.

Cuidados e dicas
Apesar de tranquilo, o animal pode ser uma boa companhia para crianças, já que possui uma tolerância maior a brincadeiras do que seu companheiro de pelo curto, o Azul da Rússia.
Seus pelos, por sua vez, merecem cuidados e escovação diária, principalmente em sua cauda, cheia e vasta.

Curiosidades
Os esforços dos ingleses durante os anos 50 fizeram com que a raça deixasse a lista de ameaçados de extinção.




P

Pelo Curto Brasileiro

Nome da Raça: Brasileiro de Pelo Curto
Origem: Brasil
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto
Cores: vasta gama de cores misturadas
Temperamento: sociável, amoroso e brincalhão.

Fruto de uma seleção nacional de gatos urbanos sem pedigree, o Pêlo Curto Brasileiro é muito resistente a doenças e por isso atrai tantos criadores, apesar de ser ainda pouco difundido pelo mundo.

De temperamento alegre, o gato é extremamente brincalhão e sociável. Adora receber visitas e afagos. Para pessoas que moram em casa, é importante ter a atenção redobrada, pois o gato é bem ativo.
Seu pelo é bem assentado junto ao corpo, com a cabeça e orelhas de tamanho médio, proporcionais ao corpo esbelto. Os olhos são ligeiramente oblíquos, tendo as patas arredondadas, também de tamanho médio. O rabo é grosso na base e afina até a ponta.

Histórico
Os primeiros estudos sobre o Pelo Curto Brasileiro foram iniciados em 1985. Constantes lutas foram travadas, uma vez que as instituições internacionais não aceitavam a nova raça. Elas alegavam que os padrões do gato brasileiro eram os mesmos que o europeu, americano e britânico. Só em 1997 a raça foi finalmente aceita como única.
Com criação rara fora do Brasil, o felino pode ser encontrado em pequena escala na Espanha, Alemanha, Estados Unidos e Japão. Sua difusão ainda sofre preconceitos devido à semelhança do felino com animais sem raça definida.

Cuidados e dicas
Nos primeiros dias de vida, o filhote passa por um período de baixa imunidade que dura em média duas semanas. Durante este tempo, é importante estar atento aos sinais de algumas doenças comuns, como micoses e sarnas de ouvido.
No período do cio é importante separar os gatos por sexo, pois podem ficar ariscos.

Curiosidades
Muito dócil com as visitas, o pet é ideal para casas movimentadas ou que recebem visitas.
Primeiro felino brasileiro reconhecido internacionalmente.




Persa


Nome da Raça: Persa, Persian
Origem: Pérsia e Reino Unido
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: longo
Cores: existem mais de dez cores únicas que se desdobram entre si, que vão do branco, preto, vermelho, cinza e chocolate, ao aspecto tigrado, esfumaçado ou manchado.
Temperamento: Independente, tranquilo e sociável.
O Persa é a raça mais querida em todo o mundo. Dono de características marcantes como o focinho achatado, o felino possui um corpo musculoso e pernas curtas e fortes. Devido ao seu sucesso, para ser considerado legítimo, o gato precisa cumprir algumas especificações como a cor dos olhos (verde, azul ou cobre).

Cuidados específicos com a pelagem do animal é uma preocupação de quem deseja ter um Persa. O acúmulo de pêlos no estômago, a popular "bola de pêlos”, causa gastrite crônica e obstrução do intestino.

Dono de um corpo maciço e musculoso, o Persa possui o pescoço e as pernas curtas. Sua cabeça é redonda, enquanto suas orelhas são pequenas, com tufos de pelo e bem separadas. Seu rosto é achatado, com pelagem densa e sedosa. Trata-se da raça mais capacitada a aceitar outros gatos no mesmo espaço.

Histórico
Acredita-se que a primeira aparição do Persa se deu por volta de 1871, na Inglaterra.
Para manter suas características mais marcantes e reforçá-las a cada geração, uma série de cruzamentos foram feitos a partir de 1950.
Em 1970, surgiram diversas variantes de cor dos Persas, com destaque para feições bem mais chatas.
Atualmente, as instituições tentam barrar o achatamento excessivo do rosto do animal, uma vez que o detalhe pode levar a problemas respiratórios.

Cuidados e dicas
O Persa necessita de cuidados diários com o pêlo, uma vez que tem um manto denso e muito fino, propício ao surgimento de nós.
O Persa branco exige cuidados mais especiais. Durante sua escovação, um produto específico para pelagem branca deve ser utilizado para que manchas amareladas sejam evitadas.
Persas de cor preta também merecem atenção redobrada, uma vez que manchas cor de ferrugem podem surgir caso o gato fique em contato com a umidade.

Curiosidades
No início de seu surgimento, só havia cores "sólidas" (únicas). Hoje, já são reconhecidas mais de cem, obtidas por mutações espontâneas e cruzamentos dentro da própria raça ou fora dela.





Persa Himalaio
clique para localizar os restantes estados

Nome da Raça: Persa Himalaio
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio e grande
Pelagem: pelo semilongo
Cores: branco, preto, creme, chocolate, vermelho e tigrado
Temperamento: dócil, alerta e apegado.
O Himalaio é o resultado do cruzamento entre Persas e Siameses. O objetivo da mistura foi unir o pelo longo e as curvas mais arredondadas do Persa e as cores mais escuras no rosto e extremidades do Siamês.
O gato é extremamente dócil como o Persa, mas também herdou a esperteza e a agilidade do Siamês. Ativo e extremamente alerta, o Himalaio gosta de agradar e cumprir as ordens do dono.
A pelagem do felino é cheia, a cabeça redonda e larga, com orelhas pequenas de pontas arredondadas e o nariz é achatado, tal qual o Persa. Já os olhos são de um azul brilhante, típico dos Siameses, além de serem redondos, grandes e expressivos.

Histórico
Desenvolvido nos Estados Unidos por volta de 1959, o Himalaio começou a ser reconhecido como raça separada dos seus pais Siameses e Persas. Por volta dos anos 80, o gato foi reclassificado como uma variedade do Persa.
Até os dias de hoje há certa resistência por parte dos criadores norte-americanos e brasileiros para aceitar o Himalaio como sub-raça do Persa, o que já não ocorre na Europa.

Cuidados e dicas
O Himalaio é extremamente apegado ao seu dono, por isso precisa de tempo e dedicação.

Curiosidades
O animal é ciumento e possessivo, não gosta de dividir sua atenção com os demais bichos da casa.
O felino mia baixo quando deseja algo, porém, é extremamente insistente e não desiste até ser atendido.




Pixiebob
clique para localizar os restantes estados

Nome da Raça: Pixiebob
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto ou semilongo
Cores: manto castanho acinzentado com marcas tigradas em preto
Temperamento: dócil, inteligente, gentil e afetuoso.
Essa misteriosa e recente raça pode ter surgido do cruzamento entre um gato doméstico e um selvagem. Trata-se de um felino extremamente leal e afetuoso. De corpo musculoso e longo, o Pixie Bob possui uma cauda bem curta, e suas patas são menores que as de outros gatos.
O animal também é ciumento e possessivo, e prefere ser o único na casa. Seu manto é uma característica à parte: lembra um gato do mato, seu possível ancestral. Os olhos azuis amendoados e cabeça redonda e larga dão ao felino um ar exótico único.

Histórico
A raça começou a ser desenvolvida em 1985, nos Estados Unidos, pela gatófila Carol Ann Brewer. Acredita-se que o animal seja fruto do cruzamento entre uma fêmea doméstica sem raça definida e de um macho da espécie silvestre Red Coastal Bob Cat. A criadora adotou dois exemplares, e deles, nasceu Pixie, em 1986, precursora da versão mais atual da raça.
O gosto pelo animal exótico foi imediato e logo o Pixiebob já começou a receber o reconhecimento de organizações de peso internacional, como a The International Cat Association (Tica), 2ª maior da gatofilia norte-americana.

Cuidados e dicas
O animal pode nascer com polidactilia, herança genética caracterizada pelo surgimento de seis ou sete dedos na mesma pata.
Como um bom gato que se preze, não é aconselhável a criação de pássaros juntamente com o Pixiebob, pois seu extinto selvagem pode aflorar a qualquer momento.

Curiosidades
Trata-se da 8º raça com o maior número de nascimentos nos Estados Unidos.




R

Ragdoll
clique para localizar os restantes estados

Nome da Raça: Ragdoll
Origem: Califórnia e Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: grande
Pelagem: semilongo sendo mais curto na cabeça
Cores: bicolor, tigrado, creme com manchas na cor castanho, chocolate, lilás, vermelho ou cinza.

Pode apresentar uma sofisticada marcação branca nas patas e no queixo

Temperamento: tranquilo, atento, obediente e inteligente.
Muito conhecido nos Estados Unidos, o Ragdoll (boneca de trapo em inglês) é parecido com o Siamês, porém, com pelo longo. Dono de olhos azuis brilhantes, o gato é indicado para ambientes internos e se dão bem com crianças.
Devido a seu porte grande, é um gato tranquilo. Prefere tirar uma boa soneca no sofá a escalar móveis. Dono de um corpo forte, possui bochechas cheias e o focinho proeminente. Já suas orelhas são médias e ligeiramente separadas para fora. Uma de suas principais características são suas patas brancas que mais se parecem luvas.
O pelo do Ragdoll, apesar de ser semilongo, tende a ser mais comprido nas costas e na cauda. De textura suave e sedosa, sua pelagem não tende a dar nós como nas raças mais comuns. Já seus olhos são grandes e ovais.

Histórico
Originário dos Estados Unidos, o Ragdoll é uma raça recente. Fruto do cruzamento de um Sagrado da Birmânia com uma fêmea de pelo longo branca sem pedigree. É um gato popular, não só em território americano como na Europa e Brasil.
Muito tranquilo, recebeu o nome de “boneca de trapo” porque suas primeiras versões pareciam completamente descontraídas e sem reação quando seguradas no colo, lembrando uma boneca de pano.

Cuidados e dicas
Possuem moderada necessidade de atividades físicas, sendo mais sedentários que raças menores.
São ideais para casas movimentadas ou com muita gente, pois são totalmente despreocupados e toleram pacificamente estranhos na casa.

Curiosidades
Seu amadurecimento é tardio, chegando ao crescimento completo com 4 anos.
Ele é um dos gatos de maior porte do mundo, ao lado do Siberian Cat e do Maine Coon.




S


Sagrado da Birmânia

Nome da Raça: Sagrado da Birmânia, Birmain
Origem: Birmânia, atual Mianmar
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: semilongo e ligeiramente ondulado na barriga
Cores: creme, castanho, lilás, vermelho ou cinza com pontos de cor mais intenso nas extremidades. Possui uma sofisticada marcação branca nas patas
Temperamento: orgulhoso, inteligente e curioso.
Originário da França no início dos anos 20, o Sagrado da Birmânia ganhou popularidade principalmente em países como Estados Unidos e Reino Unido. De temperamento orgulhoso e curioso, tem pelo vasto, comprido e lustroso.
Uma de suas características marcantes é o colar de pelo ao redor de seu pescoço, além de apresentar as extremidades das patas, orelhas, cauda e face mais escuras.
Dono de um corpo longo, o felino tem porte médio, cabeça larga e redonda e bochechas bem cheias. Seu queixo é bem desenvolvido, enquanto os olhos são sempre azuis e redondos.

Histórico
Acredita-se que o Sagrado da Birmânia seja originário dos templos de Burma (atualmente Mianmar, país localizado no sul da Ásia).
Apesar de não ser confirmada sua origem, hoje, a raça está entre as dez que mais registram nascimentos nas principais entidades do exterior.
De comportamento moderado, o gato não é um exímio atleta, devido ao seu corpo robusto e da ossatura pesada.

Cuidados e dicas
De espírito aventureiro, o Sagrado da Birmânia pode ser frequentemente encontrado no alto de armários e geladeiras, por isso merece uma atenção especial para evitar quedas.

Curiosidades
Todas as variedades da raça têm olhos azuis e “luvas” brancas em suas patas.





Scottish Fold
clique para localizar os restantes estados

Nome da Raça: Scottish Fold
Origem: Reino Unido e Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: pequeno e médio
Pelagem: pelo curto e longo
Cores: branco, preto, azul, vermelho, creme, com manchas e tigrado
Temperamento: orgulhoso, inteligente e curioso.

Histórico
Criado por volta de 1960, o gato possui uma marca bem peculiar: as orelhas dobradas para a frente. Para chegar à raça como é conhecida hoje, foram cruzados exemplares de Britânico Pelo Curto e Americano de Pelo Curto.
Carinhoso e companheiro, o Scottish Fold aprecia a companhia de humanos e outros bichos, sendo ideal para lares movimentados. O felino pode apresentar variações de pelo curto e longo, além de poder nascer com orelhas eretas, o que é mais raro e pouco aceito entre os criadores.
Dono de um corpo forte e compacto, o felino possui o rosto arredondado. Seus olhos, além de amendoados, são bem abertos. O pescoço é curto e sua cauda é felpuda e flexível.
Ao contrário da maioria das raças, para manter seu pelo sempre bonito, deve-se evitar ao máximo escová-lo. Já suas orelhas, merecem um cuidado especial. Devem ser limpas com algodão úmido com frequência.

Curiosidades
Conseguem suportar condições climáticas rigorosas e baixas temperaturas.
Algumas variedades do gato têm o costume de dormir com as patas viradas para a cima.
Parte dos gatos da raça pode apresentar orelhas eretas lembrando os gatos tradicionais em certos períodos da vida como a gravidez. No entanto, voltam ao normal em pouco tempo.





Siamês

Nome da Raça: Siamês, Siamese
Origem: Ásia e Inglaterra
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto colado ao corpo
Cores: degradê de cinza, chocolate, lilás, canela e creme com manchas escuras nas extremidades.
Temperamento: inteligente, ágil e leal

O Siamês é uma das raças mais conhecidas do mundo, sendo originária da Ásia, onde tinha como encargo ser guardião do Templo de Sião (Tailândia). Donos de um corpo esguio e uma cabeça triangular marcante, os Siameses são a 3º raça com maior número de nascimentos na Inglaterra e Estados Unidos, só perdendo para o Persa e o Maine Coon.

Dono de um corpo esbelto e esguio, o gato possui os ossos finos e os músculos firmes. Suas orelhas são grandes e ligeiramente separadas. Já sua cabeça é em forma de triângulo, enquanto seu focinho é longo.
Os pés do felino são pequenos e ovais, enquanto sua cauda é longa, fina e mais escura que o restante do corpo. Curiosamente, nos filhotes, a coloração escura das extremidades não existe. Apenas com o tempo são desenvolvidas.

Histórico
Acredita-se que o primeiro casal de Siameses foi levado para o Reino Unido por volta de 1800. Estima-se que sua popularidade atingiu o auge em 1950, mas foi decaindo devido a mudanças em sua aparência, como seu físico mais alongado.
Muito popular em seu país de origem, o Siamês é muito ciumento e tende a desenvolver uma linguagem própria com seu dono. O felino é ainda ativo e ágil, podendo atingir grandes alturas em seus saltos.

Cuidados e dicas
O felino é melhor animal de companhia quando vive em par ou em pequenos grupos.
São gatos muito observadores, sabendo, inclusive, onde o dono guarda determinados objetos, principalmente se for comida.

Curiosidades
O gato atinge sua maturidade sexual relativamente cedo, por volta dos 6 meses, ou até mesmo aos 4 em alguns casos.
Os Siameses são naturalmente espertos, sabendo abrir até portas.




Siberiano
clique para localizar no mapa da Ásia

Nome da Raça: Siberiano, Siberian
Origem: Rússia
Utilização: guarda e companhia
Porte: médio/grande
Pelagem: pelo semi-longo denso, grosso e oleoso
Cores: marcas tabby, tartaruga e bicolor são as mais usuais
Temperamento: ativo, ágil, independente e amigável.

Típico das montanhas geladas da Rússia, o Siberiano apresenta uma pelagem bem característica: o pelo é grosso, denso e oleoso para manter o corpo aquecido. De temperamento calmo e independente, não é um felino muito apegado ao dono, mas é muito fiel e amigável.

De porte grande, o animal é robusto e possui uma cabeça larga e redonda. Suas patas são médias no comprimento, enquanto os pés têm tufos de pelos entre os dedos e são grandes. Já as orelhas são pontudas, largas e também possuem tufos de pelos no topo e em sua base.

Histórico
O Siberiano é originário da Rússia, e reza a lenda que ele vivia em mosteiros onde serviam de guarda. Apesar de ferozes, eram tratados pelos monges como companheiros amigáveis, característica que os felinos mantêm até os dias de hoje.
Conhecido há anos em sua terra natal, só foi apresentado ao restante do mundo em 1980, quando começaram as criações do gato. Após 10 anos, os felinos começaram a ser importados para os Estados Unidos, onde foi reconhecido oficialmente pela TICA (The International Cat Association).

Cuidados e dicas
Muito resistente, o felino não apresenta disposição para doenças e nem requer cuidados especiais além das vacinas e alimentação adequada.

Curiosidades
O pelo espesso e denso do animal, além de proteger do frio, também é impermeável.
O gato pode viver de 15 a 20 anos.




Singapura


Nome da Raça: Singapura
Origem: Singapura
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: curta
Cores: ticket tabby em branco com marrom, cinza ou caramelo
Temperamento: curioso, tímido e reservado

Este resistente animal é considerado um dos menores exemplares dentre os bichanos: pesando, em média 2,7 kg, o Singapura engana muita gente que acha que ele é sensível e passível de doenças. Curiosamente, ele é incrivelmente resistente, podendo viver até 15 anos.

Muito tímido e reservado, o bichinho é ideal para apartamentos, muito embora seja curioso e não dispense desbravar locais desconhecidos. Ele é famoso também por seu par de olhos redondos e arregalados, que são aceitos nas cores, verde, amarelo ou avelã. São ainda animais cheios de energia e muito apegados aos donos.

Histórico
A raça surgiu em 1970, na Singapura, muito embora só tenha sido melhor desenvolvida quando o criador Tommy Meadow levou cinco exemplares para os Estados Unidos. Em terras norte-americanas o gato começou a participar de torneios e ficou conhecido internacionalmente.
Apesar de doméstico, acredita-se que o gato seja descendente dos felinos selvagens asiáticos, cruzados com os bichanos de rua.

Cuidados e dicas
Para manter seu pelo sempre lustroso, escovações semanais são necessárias.
Por se tratar de um gato de porte pequeno é bom alimentá-lo com ração de ótima qualidade, para seu melhor desenvolvimento físico.

Curiosidades
Em sua terra natal, Singapura, o bichano é conhecido como “Drain Cat of Singapore”, que em tradução literal significa "gatos dos esgotos de Singapura”. Talvez esta origem tenha ajudado o gato a ser tão resistente.
Por tratar-se de animais difíceis de encontrar, são considerados um dos gatos mais caros do mundo.




Somali


Nome da Raça: Somali
Origem: Etiópia
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo semilongo, fino e denso
Cores: manto castanho dourado com marcações em preto é o tipo mais comum, mas existem versões nos tons chocolate, castanho avermelhado, cinza e lilás com marcações tigradas ou tartaruga.
Temperamento: brincalhão, ativo, afetuoso e gentil.

Trata-se de uma das raças mais antigas da história, uma vez que ele é a versão de pelo semilongo do Abissínio. Originário da Abissínia, atual Etiópia, o felino foi desenvolvido na Inglaterra, onde sua docilidade e afetuosidade têm feito sucesso.

De temperamento menos ativo que seu irmão de pelo curto, o Somali tem grande espírito aventureiro e não gosta de ficar preso dentro de casa. Seu corpo é sólido e musculoso, e possui uma cauda bem cheia. Uma de suas características mais marcantes é o colar de pelos mais longos ao redor de seu pescoço.

Histórico
Como é fruto da mesma ninhada do Abissínio, o Somali apresenta a mesma origem da irmã, ou seja, a Etiópia. Acredita-se que o animal tenha sido trazido para a Inglaterra, onde foi desenvolvido, por soldados ingleses que lutaram na Guerra da Abissínia.
Como constantemente nasciam alguns filhotes de pelo longo na ninhada dos Abissínios, os criadores resolveram investir nos cruzamentos somente entre gatos de pelo longo, que ocasionou a criação do Somali.
Sua aceitação oficial resultou do trabalho desenvolvido nos Estados Unidos pela criadora de Abissínios Evelyn Mague. Em 1972, ela conseguiu obter o primeiro reconhecimento para o Somali na National Cat Fanciers' Association (NCFA).

Cuidados e dicas
Apesar do pelo semilongo, o animal não exige escovação diária, mas adora ser acariciado.

Curiosidades
Bastante popular, a raça está entre as 30 com o maior número de nascimentos na Inglaterra e Estados Unidos.
O Somali é um exímio nadador e adora tomar banho.




Sphynx


Nome da Raça: Sphynx, Esfinge
Origem: Canadá
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pele enrugada, podendo ser coberta por uma fina camada de pêlo, semelhante a pele de pêssego.
Cores: todos os tipos de cores, das puras, como o albino, cinza e preto, a misturas, manchas e tigrado.
Temperamento: alegre, traquinas e afetuoso.

O Sphynx, ou Pelado Canadense é um gato de musculatura dura, caracterizado por sua falta de pelos. Não é um animal muito popular, principalmente por ser propenso a doenças. Muito sensíveis, os gatos devem ser mantidos dentro de casa para que seu corpo não tome radiação solar. O sol pode causar-lhes queimaduras e manchas.

A cabeça do animal é ligeiramente mais longa do que larga e seu pescoço é bem fino. Suas orelhas são bem grandes e podem desenvolver pequenos tufos de pêlo em sua base. O felino também não possui bigodes. Suas patas são pequenas e ovais, com dedos compridos.
Apesar da aparência pouco atrativa, o gato se dá bem com crianças e é muito afetuoso. O felino é indicado para pessoas com alergia, mas mesmo assim, há pessoas que ainda apresentam intolerância ao animal

Histórico
Desenvolvida no início de 1966 em Toronto, Canadá, a raça é resultado de um cruzamento entre gatos de pelo curto preto e branco, que acidentalmente gerou um filhote sem pelo. Cruzando a mãe com o próprio animal sem pelo, obtiveram como resultado o Sphynx.
Anos depois, para manter o modelo que é conhecido hoje, o felino foi cruzado com o Devon Rex para expandir a linhagem.
Apesar de ser dócil, o gato não gosta de ficar no colo e ser muito acariciado.

Cuidados e dicas
O Sphynx não gosta da companhia de outros gatos, por isso é importante que seu dono não tenha outros bichos em casa.
A pele do gato precisa ser limpa diariamente, uma vez que seus poros transpiram muito.

Curiosidades
O felino geralmente é destinado a pessoas com intolerância a pelos, não sendo bem aceito entre os criadores de felinos por ter aparência pouco agradável.




T

Tiffanie


Nome da Raça: Tiffany, Tiffanie, Chantilly
Origem: Reino Unido
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo semilongo bem fino e sedoso
Cores: o castanho é o tom mais comum de pelagem, mas há ainda variantes do tabby, cinza, lilás e canela.
Temperamento: carinhoso, dócil, alegre.

Excelente companheiro, o felino consegue reunir as principais características de seus ancestrais: é carinhoso, dócil e extrovertido como o Sagrado da Birmânia e o Persa Chinchila.

Apesar da semelhança entre os nomes, o gato não é o mesmo da raça norte-americana Tiffany. O gato é originário do Reino Unido e possui características bem diferentes. De pelagem semilonga bem fina e sedosa, o animal é de porte médio e possui o focinho curto. Suas orelhas são arredondadas e bem largas, repletas de tufos de pelos. Já os olhos são grandes, arregalados e com um belo contorno escuro.

Histórico
Acredita-se que o Tiffanie seja fruto do cruzamento acidental entre as raças Sagrado da Birmânia e um Persa Chinchila realizado em 1980. No começo, o felino recebeu o nome de Asiático de pelo longo, mas logo ganhou categoria e nome próprio.

Cuidados e dicas
A raça não apresenta disposição para doenças e nem requer cuidados especiais além da escovação diária, vacinas e alimentação adequada.

Curiosidades
O felino pode viver de 15 a 20 anos aproximadamente.




V

Van Turco


Nome da Raça: Van Turco, Turkish Van
Origem: Turquia
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo semilongo, fino e sedoso
Cores: branco com marcas em tons de castanho e creme na face e rabo
Temperamento: brincalhão, possessivo, carinhoso, inteligente.

Trata-se de uma das raças mais raras do mundo, principalmente devido à sua ninhada reduzida e a falta de divulgação. Extremamente forte e musculoso, o Vanturco, como o nome sugere, é originário da Turquia, às margens do Lago Van, mas foi desenvolvido no Reino Unido.

Famoso por ser bom nadador, o felino é muito ativo, adora tomar banho e é um excelente companheiro. Uma de suas principais características é a pouca variação de cor. O animal é sempre branco, com apenas o rabo e partes da cabeça manchados de tons castanhos.
De porte médio, o felino tem cabeça triangular e pequena. Seus olhos são grandes e arredondados, muito expressivos. Já as orelhas são arredondadas nas pontas e com tufos de pelos. O animal é muito confundido com o Angorá, mas é mais corpulento e apresenta as marcações características no rabo e na face, únicos da raça.

Histórico
Originários da Turquia, os Vanturcos tornaram-se conhecido no mundo logo após serem levados pelas inglesas Laura Laushington e Sonia Holliday, para a Inglaterra, em 1955. Já em 1959, passou a ser reconhecido pela maior e mais importante entidade, a GCCF. Quase 30 anos depois, os felinos foram levados para os Estados Unidos, onde foram reconhecidos somente em 1985.

Cuidados e dicas
Apesar das diversas qualidades, o animal não é aconselhado para casas com crianças. Isso porque ele não gosta de ser pegado no colo, chegando a arranhar e morder quem tentar, além de não ser muito tolerante com brincadeiras.
Por não apresentar subpelo, não é necessária a escovação periódica.
A raça também é muito resistente e saudável, apresentando apenas um problema genético, apesar de ser raro. Trata-se do Pectus Excavatum, conhecido também como "esterno torcido". É uma angulação incorreta das costelas, que acaba por pressionar os pulmões e o coração, causando dificuldades na respiração. O tratamento é cirúrgico.

Curiosidades
De tão raro, o índice de nascimento do gato na Inglaterra por ano é de apenas 160 exemplares, enquanto nos Estados Unidos, 54.
À exemplo dos cães, o Vanturco, se treinado desde filhote, pode desenvolver a habilidade de buscar e trazer objetos para o dono.




W

Wirehair Americano
clique para localizar no mapa da Oceânia

Nome da Raça: Wirehair Americano, American Wirehair
Origem: Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo médio ligeiramente encrespado
Cores: todas as cores são aceitas com exceção aos colorpoints (pontos de cor nas patas e face)
Temperamento: curioso, dócil, dominador, manso.

De temperamento dominador, o gato é geralmente o líder do grupo caso viva na companhia de outros felinos. Muito dócil e manhoso, o Wirehair Americano tem porte médio, é robusto e forte também. Seus olhos são um destaque especial: bem grandes, redondos e brilhantes.

Trata-se de um animal muito semelhante ao Americano de Pelo Curto, seu ancestral. O gato é também muito manhoso e adora colo. Os exemplares de bigode encaracolados são muito apreciados entre os criadores, apesar da raça ser pouco conhecida nos Estados Unidos e muito rara na Europa.

Histórico
O gato é originário de uma fazenda em Nova York, Estados Unidos, onde em 1966 os primeiros exemplares surgiram devido à mutação genética sofrida por Americanos de Pelo Curto, resultando no nascimento de filhotes com o pelo levemente encaracolado.
Em 1969, os criadores conseguiram pela primeira vez produzir uma colônia da raça pura, sendo reconhecida pouco tempo depois, em 1977 pela CFA (The Cat Fanciers Association).

Cuidados e dicas
O felino não exige muitos cuidados, mas a sua escovação deve ser feita periodicamente com escova de borracha, para não prejudicar a pelagem delicada do animal.

Curiosidades
O gato pode apresentar um olho de cada cor.
O felino pode pesar de 3 a 7,5 quilos.