Pet da Semana

OLÁ AMIGOS, O CÃOLEOTTA DESTACA TODA SEMANA UMA RAÇA DE CÃO E GATO DIFERENTE PARA SEU CONHECIMENTO. SE VC FICOU CURIOSO EM CONHECER OUTRAS RAÇAS, CLIQUE EM NOSSO GUIA DE RAÇAS E CONFIRA A ORIGEM, HISTÓRICO E MUITO MAIS...


Cão Corso Italiano

Nome da Raça: Cão Corso Italiano , Cane Corso

Origem: Itália
Utilização: guarda, defesa, polícia de faro
Porte: grande
Pelagem: pelo curto, brilhante, fechado e com leve subpelo
Cores: preto, cinza chumbo, cinza ardósia, cinza claro, vermelho cervo, fulvo escuro, tigrado (listras em diferentes tons de fulvo ou cinza). O que trazem as cores fulvo ou tigrado têm uma máscara preta ou cinza no focinho. Vale lembrar que esta máscara não deve ultrapassar a linha dos olhos. Admite-se uma pequena mancha branca no peito, na ponta dos dedos e sobre o canal nasal
Temperamento: ágil, obediente, leal e protetor
Ele é grande, mas pode até viver em um apartamento, desde que saia com muita frequência para longos passeios, caminhadas, além de praticar muita atividade física. No entanto, um grande quintal, ou até mesmo uma ampla propriedade são locais ideais para o Cão Corso Italiano.
Ele é um tipo de cachorro recomendado para proprietários mais experientes, já que o animal costuma ter temperamento forte. O cachorro não é muito receptivo com estranhos, mostrando-se desconfiado e até mesmo agressivo. O ideal é sociabilizá-lo desde filhote, tanto com pessoas da família e amigos, quanto outros cães.

Histórico

O Cão Corso Italiano descende, segundo estudiosos da raça, do “Canis pugnax”, cão molossóide

 (cachorro de grande porte), que era utilizado para proteger grandes propriedades e também atuava em guerras, por volta do século 17.

Algumas características ainda estão presentes na raça, como instinto para proteção, guarda, entre outros, mas com o passar dos anos e os cruzamentos, o Cão Corso Italiano tornou-se mais leve e ágil.
Seu nome vem da palavra “cohors”, que em latim significa protetor, guardião da fazenda. Apesar de popular em toda a Itália, o cachorro é, atualmente, mais encontrado no sul do país.

Cuidados e dicas
O cachorro pode apresentar problemas nas articulações, além de displasia coxofemural. Como o pelo é curto, não necessita de grandes cuidados, apenas escovadas para retirar os pelos mortos.

Curiosidades
Em seu passado remoto, o cão foi muito utilizado para caça de animais grandes e também para a guarda de gado.







Van Turco


Nome da Raça: Van Turco, Turkish Van
Origem: Turquia
Utilização: companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo semilongo, fino e sedoso
Cores: branco com marcas em tons de castanho e creme na face e rabo
Temperamento: brincalhão, possessivo, carinhoso, inteligente.

Trata-se de uma das raças mais raras do mundo, principalmente devido à sua ninhada reduzida e a falta de divulgação. Extremamente forte e musculoso, o Vanturco, como o nome sugere, é originário da Turquia, às margens do Lago Van, mas foi desenvolvido no Reino Unido.

Famoso por ser bom nadador, o felino é muito ativo, adora tomar banho e é um excelente companheiro. Uma de suas principais características é a pouca variação de cor. O animal é sempre branco, com apenas o rabo e partes da cabeça manchados de tons castanhos.
De porte médio, o felino tem cabeça triangular e pequena. Seus olhos são grandes e arredondados, muito expressivos. Já as orelhas são arredondadas nas pontas e com tufos de pelos. O animal é muito confundido com o Angorá, mas é mais corpulento e apresenta as marcações características no rabo e na face, únicos da raça.

Histórico
Originários da Turquia, os Vanturcos tornaram-se conhecido no mundo logo após serem levados pelas inglesas Laura Laushington e Sonia Holliday, para a Inglaterra, em 1955. Já em 1959, passou a ser reconhecido pela maior e mais importante entidade, a GCCF. Quase 30 anos depois, os felinos foram levados para os Estados Unidos, onde foram reconhecidos somente em 1985.

Cuidados e dicas
Apesar das diversas qualidades, o animal não é aconselhado para casas com crianças. Isso porque ele não gosta de ser pegado no colo, chegando a arranhar e morder quem tentar, além de não ser muito tolerante com brincadeiras.
Por não apresentar subpelo, não é necessária a escovação periódica.
A raça também é muito resistente e saudável, apresentando apenas um problema genético, apesar de ser raro. Trata-se do Pectus Excavatum, conhecido também como "esterno torcido". É uma angulação incorreta das costelas, que acaba por pressionar os pulmões e o coração, causando dificuldades na respiração. O tratamento é cirúrgico.

Curiosidades
De tão raro, o índice de nascimento do gato na Inglaterra por ano é de apenas 160 exemplares, enquanto nos Estados Unidos, 54.
À exemplo dos cães, o Vanturco, se treinado desde filhote, pode desenvolver a habilidade de buscar e trazer objetos para o dono.




E se você ficou curioso clique em nosso Guia de Raças a origem, histórico e muito mais...




Agora você pode curtir nossa pagina no facebook, clik no link abaixo e seja bem vindo